Pós-modernidade é a condição sócio-cultura e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do muro de Berlim e a conseqüente crise das ideologias que dominaram o século xx. O uso do termo se tornou corrente, embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência.( Wikipédia)
Os pós-modernistas, como podemos notar, dizem que as ideologias entraram em crise após a queda do muro de Berlim. Este evento é visto por eles, então, como o marco da vitória do capitalismo. Pós-modernismo como "a lógica cultural do capitalismo tardio", nos dizeres de Fredrich Jameson.
Esta visão de mundo levou ao autoritarismo moderno, como observou o sociológo Norman Birnbaum. Ou seja, a História não pode mais ter seu sentido crítico, pois, qualquer visão de história está contaminada por fundamentos morais e estéticos de quem a escreve, tornando-a imprecisa.
Porém, ao retirar a crítica da História, o que se pretende e tirar a crítica sobre o capitalismo. Esta é a negação da teoria pós-modernista em relação a crítica histórica. Pretende-se acabar com qualquer crítica ao capitalismo moderno através da idéia do ruim com ele, poir sem ele, expresso nos dizeres de Churchill: O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesse; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário