20 julho 2012

A fábula da economia brasileira

           


Nos últimos anos, temendo os impactos das constantes crises econômicas, o governo brasileiro lançou um pacote de estímulo a indústria automobilística visando a manutenção dos empregos. Os estímulos ultrapassaram os 11 bilhões de reais desde 2008.

Porém, o governo errou feio ao não definir as contrapartidas. Assim temos empresas que faturaram 597 bilhões de reais (isso mesmo) entre 2008 e 2011, recebendo generosos incentivos.

Funciona assim. A industria tem dinheiro e não gasta. Gasta o que recebe do governo. E pior. Da maneira que quer. Dessa maneira, pode por exemplo gastar bilhões em publicidade e enviar seus lucros para fora do país. É a expressão neoliberal de estatizar os investimentos e privatizar os lucros.

Podemos ver claramente isso nos balanços divulgados. As empresas receberam 11,3 bilhões desde 2008, enquanto remeteram quase 40 bilhões para suas matrizes fora do país e faturaram mais de 500 bilhões. Ou seja. Para cada 1 real investido nas empresas, elas investiram 4 reais em suas matrizes.

Negócio da China. O Brasil está financiando a economia de outros países, e ainda está se gabando disso.

Onde estão os economistas desta Republica. Estão muito ocupados com os índices de inadimplência dos trabalhadores né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário