Buracos aqui e empregos na China. Sensacional
A Vale, vendida por FHC (Presidente) e Serra (Ministro do Planejamento) por míseros 3 bilhões de reais, faturou 30 bilhões no ano passado. Uma memorável obra dos neoliberais tupiniquins.
Lembro a todos que a empresa não paga quase nada em impostos sobre o minério que exporta para a sua maior, e única compradora, a China. Mesmo a Constituição Federal assegurando que as reservas minerais pertencem a União, e não a Vale.
a) o art. 20 estabelece que “são bens da União: …. IX – os recursos minerais, inclusive os do subsolo; …
Portanto, temos uma riqueza que pertence a Federação (ao povo) sendo expropriada pelo bando de Roger Agneli.
Este, como Presidente da Vale, vende minério de ferro e importa trilhos de trens da China. Uma obra absolutamente contrária ao desenvolvimento nacional.
A Vale então, joga contra os interesses nacionais, pois insere o Brasil em uma situação desfavorável na divisão internacional do Trabalho. Somos meros fornecedores de commodities ( trigo, soja, minérios) e importadores de produtos industrializados de valor agregados. Ou seja, vendemos produtos baratos e compramos produtos caros.
Pior. Nossos commodities geram empregos na China e colaboram para seu desenvolvimento industrial. Uma verdadeira látstima do ponto de vista economico. Ensino isso aos meus alunos no ensino médio, quando tratamos da Expansão Comercial européia na Idade Moderna. Será que Agneli faltou as aulas?
Lembra outro momento, quando o Brasil era colonia portuguesa, e o ouro foi descoberto. Sobre este episódio costuma-se dizer:
O ouro deixou buracos no Brasil, Igrejas em Portugal e indústrias na Inglaterra.
Complexo de vira latas pega e nao sai mais.
Um verdadeiro negócio da China. Para os chineses, claro.
vamos achar os 3,5 bi da copasa na campanha dele para presidente, que já começou e em seu nariz nevado...abs, andre.
ResponderExcluircomentei nos post errado...
ResponderExcluir