23 fevereiro 2012

Os velhos preconceitos europeus



O governo brasileiro anunciou que a partie de 2 de abril deste ano vai aplicar a reciprocidade no tratamento aos espanhóis que desembaracarem no Brasil. Ao chegarem ao Brasil terão que apresentar documentos comprovando o motivo da visita, provar que tem dinheiro e passagens agendadas para volta e etc. É uma justa retaliação ao tratamento humilhante dado aos brasileiros nos portos e aeroportos espanhóis. Cerca de 1700 brasileiros eram expulsos da Espanha, com toda implicação que este pode causar, além dos prejuizos financeiros.

Esta é uma situação comun não só na Espanha, como em todos os países da União Européia, devido ao Tratado de Lisboa. Seus governos são notadamente xenófobos e quase todos de extrema direita ou ultra-conservadores, algo comum nas crises.

O Brasil foi colonizado por portugueses e durante a sua História, recebeu de braços abertos imigrantes italianos, espanhóis, alemães,búlgaros ( vide a origem do pai da nossa Presidente), pra citar somente os europeus que fugiam de suas guerras insanas, perseguições religiosas ou devido as faltas de oportunidades.
E ainda hoje, devido a escasses de mão-de-obra em alguns segmenteos, (ex. petróleo e gás) acabamos exportando trabalhadores e remunerando-os muito bem.

Devido a crise na zona do euro, onde as empresas vão ganhar suas fortunas? Não é na Grécia, tão pouco na Espanha falida( + de 20% de desemprego), e sim na América Latina, África e Ásia.

Mais um dilema moral para os "civilizados¹ " europeus resolverem. Não só seus governos, mas também seu "avançado²" povo que vota nesses governos. Por qual motivo acham-se no direito de nos dispensar tratamento de inferiores?

Afinal tornaran-se uma caricatura igual a do banco Santander. Uma instituição corrompida moralmente ( enviou ilegalmente dinheiro franquista para paraísos fiscais no banco Ambrosiano, no vaticano, e na Suiça.) e economicamente (hoje o banco se sustenta das operações realizadas na América Latina e Ásia, batendo recorde de arrecadação no....Brasil). E assim vivem com seus governos neoliberais atrasados e incapazes de pelo menos oferecerem uma perspectiva de melhorias. Deviam aprender com os exemplos da América Latina, que tanto desprezam, como eles se livraram do FMI e seus planos de transferencia de renda, já muito aplicados a nós.

1- Não são civilizados pois mataram e escravizaram índios em nome de um Deus.E ainda hoje vaim jogadores negros em seus estádios. Só pra citar dois exemplos.
2- Não são avnçados, pois durantes séculos tinham monopólio do conhecimento sobre algumas tecnologias chave e hoje assistem ao Brasil (petróleo e gás), Índia ( informática e serviços) e China (automobilístico) tomarem espaçomuito rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário