05 março 2011

Internet e democracia no Oriente Médio



Lições do Oriente.

As revoltas árabes são um verdadeiro laboratório sobre as novas formas de organização democrática espontânea e o uso da internet como ferramenta facilitadora desta ação. Este evento da auto-organização e auto-mobilização social é, na minha opnião, o evento mais notável nos últimos anos.

Foram revoltas contra a opressão e humilhação, direcionadas contra os governos antidemocráticos. Espontâneas e rápidas. Sem lideranças efetivas. No máximo, símbolos de luta,que não mandam nada. Tão pouco seriam obedecidos.

A importância da internet é que tornaram estas revoltas mais rápidas e fáceis de acontecer. Isto se torna importante para que não fossem reprimidas e esmagada pelos governos. A internet foi o condutor para que toda a sociedade se informasse e trocasse suas experiências, frustrações, medos, esperanças e desejos.
Tudo sem as mentiras e censuras presentes em outros meios de comunicação.

Viva a internet. Livre é claro.

Um comentário:

  1. pô lauri. vc caindo no conto da internet. porra, em países q 50% da população é analfabeta, no máximo uns 5% tem acesso a internet, relacionar as revoltas populares com INTERNET (facebook...) é ridículo...abs, andre

    ResponderExcluir