08 janeiro 2010

As chuvas e as notícias





As chuvas que caíram, implacavelmente, durante a virada de ano de 2009 para 2010, revelaram quem é quem para as próximas eleições. A maneira como as notícias foram veículadas pela mídia nos faz refletir sobre a grande diferença de tratamento entre os governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As notícias cariocas faziam crer que o governo estadual é omisso, principalmente no caso da liberação para a contrução de casas em zona de risco, embora as notícias só disessem respeito a barracos e favelas. Nenhuma crítica à permissão de construção de mansões nessas mesmas áreas.

Em nenhum momento o tempo é mencionado como culpado pelas tragédias.

E o governador Ségio Cabral foi estampado como omisso pois só foi visitar a Baixada no sábado.

Já em Sampa, também conhecida como "terra da garoa", o único e exclusivo culpado foi o mal tempo. A natureza. A prefeitura ou governo estadual não são citados como culpados, mesmo sendo eles que liberaram as construções ou responsáveis pelas construções que deixaram de fazer.

José Serra foi poupado. Não foi taxado de omisso, como Cabral, mesmo fazendo sua primeira visita só no final do Domingo. E Kassab, o prefeito que vai corrigir o IPTU em até 600% , também foi poupado.

Hoje a terra da garoa voltou a ter pontos de alagamentos, noticiadas em pequenas e rapidas matérias. Nenhuma delas fala sobre o descaso dos seus governantes. 

Só para lembrar: uma casa no Jardim Pantanal paga até 600 reais por ano de IPTU.

Eis a nossa bela e isenta mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário